26.5.09

3. Metodologia

O Guia Bibliográfico "Memória do Holocauto: Ecos do passado", teve como metodologia de recolhimento de materiais os mais variados suportes de informção.

Primeiramente, buscou-se a origem da palavra Holocausto, que pode ser encontrada em uma das maiores escrituras religiosas, a Bíblia, bem como pesquisas realizadas no Google parta que se percorresse o contexto histórico do termo no decorrer das décadas e sua aplicação muito bem presenciada pela fortificação do senso adquirido pela sociedade.

Os suportes de informação foram selecionados de acordo com o conhecimento do grupo pela área e as pesquisas foram efetuadas tanto no meio digital e impresso.

No meio digital forma utilizados os termos Holocausto, Solução Final, Campo de Concentração, Extermínio, Anti-Semitismo e Nazismo para a realização das pesquisas.

Os livros selecionados foram localizados através de sites de livrarias como Cultura Saraiva, alem do site de vendas Submarino, e recomendações encontradas em blogs feitos em memória do holocausto. As publicações acadêmicas como artigos, dissertações e teses tiveram uma variação quanto sua origem , de universidades particulares e públicas, sendo coletadas nos portais Capes, Dominio Público e Scielo.

Os filmes e documentários selecionados são de épocas de produção diferentes, constando desde a década de 50 aos dias atuais, com o intuito de mostrar como as memórias e vivências das pessoas que fizeram parte deste acontecimento hitórico, o Holocausto, foram e ainda são trabalhadas.

Os sites e blogs foram localizados através de pesquisas relacionadas num dos maiores buscadores da web: o Google

Outro material que o grupo coloca em foco de criticidade são as hitórias em quadrinhos. Como exemplo disso, temos a HQ "Maus" de Art Spiegelman, com sua riqueza de informações, típico deste suporte informacional que emprega imagens e textos, além de dar espaço para a imaginação do leitor trabalhe durante a leitura.

A descrição de museus, momentos e imagens forma encontradas durnate as pesquisas em sites e blogs dedicados ao Holocausto como pequenos fragmentos das lembranças deste período.

Os poemas do Guia são produções brasileiras, como o consagrado escritor Vinícios de Moraes e o também escritor Primo Levi, que presenciaram tal período e colocaram em suas obras seus sentimentos e criticas. As músicas apresentadas são de duas bandas chamdas, respectivamente, Holocausto, originária da cidade de Belo Horizonte - Minas gerais, e Serial Killer, originária de São Luís - Maranhão, que utilizaram as memórias de tla período paraa criação das letras de suas úsicas como critica às atitudes do nazismo.