- Auschwitz - Os Nazistas e a Solução Final
REES, Lawrence. Auschwitz – Os Nazistas e a Solução Final. [Documentário]. Produção e direção de Lawrence Rees. Inglaterra, 2005. 282min. Color. son.
O documentário “Auschwitz – Os Nazistas e a Solução Final” (Inglaterra, 2005) dá a impressão, pelo título, de que vai se dedicar a narrar o cotidiano de sofrimento daqueles que passaram pelo complexo da morte. Mas o programa, roteirizado e dirigido pelo pesquisador Lawrence Rees, a serviço da BBC britânica, vai além disso. Reconstitui, através de pesquisas rigorosas, toda a trajetória dos crimes de guerra perpetrados pelos alemães. O maior mérito do ótimo documentário é lançar luz sobre a tortuosa evolução do conceito de “Solução Final” – o extermínio total do povo judeu – entre os nazistas, a partir da invasão da Polônia em 1939.
- Bent (Bent, 1997)
LINDER, Dixie; SOLINGER, Michae. Bent. [Filme-vídeo]. Produção de Dixie Linder e Michael Solinger, direção de Sean Mathias. Inglaterra, 1997.100min. Color. son.
Na Alemanha nazista, no período que antecedeu a guerra, Max (Clive Owen), um gay, é enviado para o campo de concentração de Dachau. Ele tenta esconder sua homossexualidade usando uma estrela amarela, que era a forma de identificar judeus, em vez do triângulo rosa usado para "marcar" os homossexuais. No campo se apaixona por Horst (Lothaire Blutheau), um prisioneiro homossexual que usa com orgulho seu triângulo rosa.
- Cinzas da Guerra
KOFFLER, Pamela; NELSON, Tim Blake. Cinzas da Guerra. [Filme-vídeo]. Produção de Pamela Koffler, Tim Blake Nelson e Christine Vachon, direção de Tim Blake Nelson. EUA, 2001. 108 min. Color. son.
Aqui é mostrado um fato obscuro da Segunda Guerra: a atuação dos Sonderkomando. Eram os judeus que tinham a trágica missão de conduzir seu povo para dentro da câmara de gás. Depois, recolhiam os pertences dos cadáveres e os levavam ao forno crematório. Como prêmio, viviam um pouco mais. Mas um destes grupos no campo de concentração Auschwitz resolve se rebelar e explodir o forno crematório. Realista e “pra baixo”, Cinzas da Guerra, é para quem tem estômago forte, mas com realização é excepcional. A direção é Tim Blake Nelson. E o elenco David Arquette, Steve Buscemi, Harvey Keitel e Mira Sorvino estão em estado de graça. Saiu em DVD pela Califórnia.
- Conspiração (Conspiracy, 2001)
ILLOT, Nick. Conspiração. [Filme-vídeo]. Produção de Nick Gillot, direção de Frank Pierson. (EUA / Inglaterra), 2001. 96min. Color. Son
Apesar dos judeus serem perseguidos pela nazistas desde que tomaram o poder, foi na Conferência de Wannssee (um subúrbio chique de Berlim), ocorrida no dia 20 de janeiro de 1942, que o extermino sistemático e industrial da raça foi determinado. Esta co-produção HBO/BBC recriou o sinistro acontecimento, com Kenneth Branagh na pele de Reinhard Heydrich e Stanley Tucci como Adolf Eichmann. Um curiosidade: este acontecimento já tinha sido filmado pela TV alemã em 1985 com o nome Wannseekonferenz (The Wannsee Conference), durando 85 minutos (o tempo exato da conferência). Bom, esse aqui você não acha na videolocadora, mas é exibido constantemente na HBO.
- O Diário de Anne Frank (The Diary of Anne Frank, 1959)
STEVENS, George. O Diário de Anne Frank. [Filme-vídeo]. Produção de George Stevens, direção de George Stevens. EUA,1959. 180 min. Color. son.
Holanda, 1942. Anne Frank (Millie Perkins) vive no sótão secreto de um estabelecimento comercial, juntamente com seus pais, Otto (Joseph Schildkraut) e Edith (Gusti Huber), e sua irmã Margot (Diane Baker). Além deles vive no local uma outra família judia, composta por Hans Van Daan (Lou Jacobi), Petronella Van Daan (Shelley Winters), Peter Van Daan (Richard Beymer) e Albert Dussell (Ed Wynn), um idoso dentista. Anne Frank, uma jovem de 13 anos, documenta sua vida enquanto se esconde da Gestapo da Holanda. Este refúgio foi providenciado por Kraler (Douglas Spencer) e Miep (Dodie Heath), bondosos proprietários de lojas. Por dois anos eles ficam escondidos, vivendo sempre na apreensão de saberem que podem ser traídos ou descobertos a qualquer momento e mandados para um campo de concentração. Apesar disto eles sonham com dias melhores, ao mesmo tempo em que Peter e Anne se apaixonam.
- A Escolha de Sofia (Sophie´s Choice, 1982).
BARISH, Keith; PAKULA, Alan J. A Escolha de Sofia. [Filme-vídeo]. Produção de Keith Barish e Alan J. Pakula, direção de George Jenkins. EUA, 1982. 153 min. Color. son
- Holocausto
ARNOLD, Pia; CHOMSKY, Marvin J. Holocausto. [Filme-vídeo]. Produção de Arnold Pia, Robert Buzz Berger e Herbert Brodkin, direção de Marvin J. Chomsky. EUA, 1978.143 min. Color. son.
É uma dramática história que narra a vida de duas famílias durante a 2º Guerra Mundial. Época em que o mundo conheceu a ignorância, a crueldade e o racismo dos alemães nazistas. Filmado inteiramente na Alemanha e Áustria, assistimos a história do Dr. Joseph Weiss (Fritz Weaver), de sua esposa e filhos separados pelo horror da guerra. Ao mesmo tempo, testemunhamos a trajetória de Erik Dorf (Michael Moriarty), um advogado pobre que influenciado por sua ambiciosa esposa se une a SS. Rapidamente promovido Dorf passa a atuar, como assistente, ao lado de Heydrich (David Warner), principal estrategista e mentor dos planos de Hitler no extermínio dos judeus.
- O Julgamento de Nuremberg
ABRAMS,Gerry; SIMONEAU, Yves. O Julgamento de Nuremberg. [Minissérie]. Produção de Gerry Abrams, Alec Baldwin, Mychele Boudrias, Jonathan Cornick, Suzanne Girard, Ian McDougall e Peter Sussman, direção de Yves Simoneau. Canadá / EUA, 2000. 181 min. P&B / Color. son.
- Julgamento em Nuremberg
KRAMER, Stanley. Julgamento de Nuremberg. [Filme-vídeo]. Produção de Stanley Kramer, direção de Stanley Kramer. EUA, 1961. 187 min. Color. son.
(Judgment em Nuremberg, 1961). Tinham se passado três anos desde que os mais importantes líderes nazistas tinham sido julgados em Nuremberg. Dan Haywwod (Spencer Tracy), um juiz aposentado americano, tem uma árdua tarefa, pois preside o julgamento de quatro juízes que usaram seus cargos para permitir e legalizar as atrocidades nazistas contra o povo judeu durante a 2ª Guerra Mundial. À medida em que surgem no tribunal as provas de esterilização e assassinato a pressão política é enorme, pois a Guerra Fria está chegando e ninguém quer mais julgamentos como os da Alemanha. Além disto os governos aliados querem esquecer o passado, mas a coisa certa que deve se fazer é a questão que este tribunal tentará responder.
- A Lista de Schindler
KENEALY, Thomas; SPIELBERG, Steven. A Lista de Schindler. [Filme-vídeo]. Produção de Thomas Keneally e Steven Zaillian, direção de Steven Spielberg. EUA, 1993. 195 min. P&B. son.
Todo mundo conhece este filme longo e em preto e branco de Steven Spielberg que conta a saga de Oskar Schindler (Liam Neeson), um industrial e membro do partido nazista que acabou salvando vida de 1100 judeus, enquanto driblava a sanha assassina do chefe da SS local (Ralph Fiennes) Sério e sóbrio, A Lista de Schindler deu a Spielberg merecidamente uma penca de troféus da academia. O único porém: o adeus de Schindler aos judeus, apelativo e não condizente com o que aconteceu na vida real. O DVD da Universal é duplo e os bônus detalham o destino e as memórias de alguns dos judeus salvos por Schindler.
- O menino do pijama listrado
HEYMAN, David; HERMAN, Mark. O menino do pijama listrado. [Filme-vídeo]. Produção de David Heyman, direção de Mark Herman. Inglaterra, 2008. 94 min. Color. son.
Alemanha, 2ª Guerra Mundial. Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo em um campo de concentração. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer para uma criança de sua idade. Ao explorar o local ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto aproximadamente de sua idade que sempre está com um pijama listrado e do outro lado de uma cerca eletrificada. Bruno passa a visitá-lo freqüentemente, surgindo entre eles uma amizade.
- Noite e Neblina
DAUMAN, Anatole; RESNAIS, Alain. Noite e Neblina. [Documentário]. Produção de Anatole Dauman, direção de Alain Resnais. França, 1955. 32 min. Color / P&B. son.
Esse é o famoso documentário de Alain Resnais (de Hiroshima Meu Amor), um dos mais importantes realizadores do cinema. Com uma narração de um texto do escritor Jean Cayrol, um ex-deportado de um campo de concentração nazista, o cineasta monta um painel realista e comovente sobre os sofrimentos causados pelos campos nazistas, mesclando cenas coloridas e imagens de arquivo. É uma aula cruel de história, com toda a força que a realidade dos acontecimentos exigem. Saiu em DVD pela Aurora.
- Olga
BUZZAR, Rita; MONJARDIM, Jayme. Olga. [Filme-vídeo]. Produção de Rita Buzzar, direção de Jayme Monjardim. Brasil, 2004. 141 min. Color. son.
Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück.
- O Pianista
BENMUSSA, Robert; POLANSK, Roman. O Pianista. [Filme-vídeo]. Produção de Robert Benmussa, Roman Polanski e Alain Sarde, direção de Roman Polanski. França, 2002. 148 min. Color. son.
Vencedor do três Oscar (diretor, ator e roteiro adaptado), O Pianista também enfoca uma história real. No caso, a de Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody), um pianista judeu polonês que mora em Varsóvia quando os nazistas invadem seu pais. Ao poucos ele vê as pessoas ao seu redor serem mortas ou sumirem nos campos de concentração. Mas, por sorte, destino ou mero acaso, Wladyslaw consegue sair com vida da Segunda Guerra Mundial. Merecidos Oscar para Brody e para o diretor Roman Polanski. Saiu em DVD pela Europa Filmes.
- A Policia de Hitler – Um retrato do mal
GODDARD, Jim. A Policia de Hitler: Um retrato do Mal . [Filme-vídeo]. Produção de Jim Goddard, direção de Jim Goddard. (EUA / Inglaterra), 1985.135min. Color. son.
(Hitler’s S.S.: Portrait in Evil – 1985) – A dinâmica desta produção feita para a TV inglesa lembra um pouco Holocausto. Na metade dos anos 30, dois irmãos da família Hoffman entram para partido nazista. Helmut (Bill Night) ingressa na SS e Carl (John Shea) vai para a SA. Helmut se torna braço direito de Heydrich (David Warner, reprisando seu papel de Holocausto) enquanto Carl se desilude com a política de Hitler. O filme é interessante por mostrar como funcionava a máquina de opressão nazista e como foram tomadas as medidas para o Holocausto. Saiu em DVD pela Classic Line.
- Sunshine - O Despertar de um Século (Sunshine, 1999).
HAMORI, Andras; LANTOS, Robert. Sunshine: O despertador de um Século. [Filme-vídeo]. Produção de Andras Hamori e Robert Lantos, direção de István Szabóc. Inglaterra, 1999.180 min. Color. son
Conheça a história de três gerações dos Sonnenscheins, uma família húngaro-judia que tem início na Hungria, na época em que esta era governada pelo Império Austro-Húngaro, trocou de nome para Sors quando o país foi invadido pelos nazistas, durante a 2ª Guerra Mundial, e ainda encarou o legado comunista da Hungria pós-guerra.
- Tolerância Zero (The Believer, 2001).
HOFFMAN, Susan; CHRISTOPHER, Roberts e
Danny Balint (Ryan Gosling) é um estudante de uma escola judaica de Nova York que, com o tempo, se torna um feroz anti-semita. À medida que sua fama cresce nos círculos neonazistas do estado Danny percebe uma mudança brusca em sua personalidade, onde convivem ao mesmo tempo seu lado judeu e anti-semita. Aos poucos Danny percebe que sua função na vida é se tornar uma contradição ambulante.
- A Vida é Bela
BRASCHI, Gianluigi; BENIGNI, Roberto. A vida é bela. [Filme-vídeo]. Produção de Gianluigi Braschi e Elda Ferri, direção de Roberto Benigni. Itália, 1997. 116 min. Color. son.
Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.